Percy Jackson X Harry Potter

Há quem diga que Percy Jackson seja cópia de Harry Potter, mas até onde isso vai? Durante muito tempo, e ainda atualmente, muitos fãs de Harry Potter, acusam Rick Riordan (autor da série Percy Jackson) de copiar a ideia de J.K Rowling (autora da série Harry Potter) em relação à história de ambas sagas/séries. Mas antes de tudo, vamos fazer uma pequena comparação entre as duas:


Harry Potter: Harry Potter é um bruxo com certos "problemas", que descobriu seus "poderes" (perceba que coloquei entre aspas) de uma forma um tanto repentina, o que lhe deixou confuso e quis ir em busca de respostas. Seus pais morreram quando ele ainda era bebê, tentando protegê-lo contra o vilão, Voldemort, que o atingiu com um "avada kedavra" na testa, a mesma se tornou uma cicatriz em forma de raio no local em que foi atingido. Durante a sua vida ele anda com seus dois amigos: Hermione Granger, uma garota muito inteligente, fanática por leitura e Ron(ald) Weasley, um amigo atrapalhado, engraçado, e protetor. Vive em uma escola de magia e bruxaria, que tem como mestre o maior mago de todos os tempos, Albus(Alvo) Dumbledore.


Percy Jackson: Percy Jackson é um semideus que vem descobrir os seus poderes ainda mais novo, com 12 anos, vive apenas com a mãe, Sally, em Manhattan, e sempre a questionou por isso, já que ela nunca havia contado que seu pai era um deus grego. Percebe que não é igual aos seus outros a partir do momento em que é abordado pela sua professora de álgebra, que a chamam de "fúria". A partir disso ele começa a viver uma aventura constante, com seus dois amigos: Annabeth Chase, uma garota muito bonita e inteligente, fanática por arquitetura e Grover Underwood, seu protetor e amigo sátiro que fica do seu lado quase todo o tempo. Tem como mestre de ensino o centauro Quíron. Vivem a maior parte do tempo no acampamento meio-sangue, onde passam o dia treinando e fazendo jogos para prevenir o ataque dos monstros ao acampamento e/ou Olimpo.

Então, deu para perceber que as sagas são bastante parecidas, certo? Sim, são muito parecidas! Porém com histórias totalmente diferentes. Harry Potter, trata de magia e bruxaria, já Percy Jackson está relacionado à mitologia grega. Esse assunto foi e ainda é alvo de muita polêmica, o que gera intrigas entre os fãs de ambas sagas, um querendo estar mais certo que o outro, acontece que ninguém está certo e que ninguém está errado, visto que se lermos as duas sagas e formos comparar lado à lado, veremos que a história em si são completamente diferentes. Ok, podem ser iguais em relação à estrutura (amigos, treinadores e lugar em que vivenciam), mas há uma divergência quando se trata do desenvolvimento, do desenrolar dos temas abordados em cada conjunto de livros.

Rick Riordan já falou também sobre esse assunto e disse que concorda que o enredo e personagens de O Ladrão de Raios se assemelham consideravelmente com os da série da autora britânica J.K Rowling. As acusações cresceram ainda mais a partir do momento em que a adaptação cinematográfica, do livro citado, teve como diretor "Chris Colombus", que dirigiu também os dois primeiros filmes de Harry Potter e como resposta às acusações, Rick se pronunciou dizendo:

"Ela [Rowling] estabeleceu padrão para a nova literatura infanto juvenil, mas Percy e Harry são crianças muito diferentes, que vivem em mundos diferentes."

Então, qual sua opinião sobre o assunto? 

Fonte: Wikipédia
Share on Google Plus