RESENHA - A GUERRA DOS TRONOS.


Autor: George R. R. Martin
Título: As crônicas de gelo e fogo – A Guerra dos Tronos
Título original: A Song of Ice and Fire - A Game of Thrones
Editora: Leya



  
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.
Nessa saga, George Martin criou um mundo diferente e único. Cheio de detalhes, personagens interessantes, histórias paralelas que estão cruzadas, que prendem o leitor do começo ao fim. O livro é dividido em vários capítulos, e cada capítulo mostra o ponto de vista de um dos personagens da trama. Alternando ora no de Eddard Stark, senhor do norte; ora de Jon Snow, seu filho bastardo; de Catelyn Stark, esposa de Eddard; de Arya, de Sansa e de Bran seus filhos; Daenereys Targaryen, sangue do dragão; e meu preferido, Tyrion Lannister, o anão, que possui sarcasmo e um humor ácido.
Cada ponto de vista mostra um lado da história. Alias, de uma história cheia de traições, bajulações, guerra, orgulho, inveja, mistério, lendas. Tudo pode acontecer a cada capítulo, a cada página. E realmente tudo acontece, pois G. Martin não poupa personagens, não poupa sangue, não polpa nada, nem mesmo poupa o leitor. É surpreendente!
É uma história que não se sabe em quem se pode confiar ou não. Afinal, quando se joga o jogo dos tronos, se ganha ou se morre.
É uma trama muito bem elaborada, que envolve o leitor, e as páginas parecem voar. Guerra dos Tronos é o primeiro livro da saga (Crônicas de Gelo e Fogo) Aos fãs de Tolkien, eu realmente acho que em muitos pontos a estrutura dessa saga se assemelha a “Senhor dos Anéis”, onde Tolkien também criou outro mundo cheio de fantasia e aventura. E, apesar de ainda estar no quinto livro da saga, arrisco dizer que ‘Crônicas de Gelo e Fogo’ será melhor que ‘Senhor dos Anéis’.
Ah! Acho que todos já sabem, mas vale ressaltar, a saga é também uma série mundialmente famosa da HBO.
Share on Google Plus